QUE SABEMOS NÓS?: A Matrix e a nossa mente

QUE SABEMOS NÓS?

De onde viemos? O que devemos fazer? Para onde vamos? Por que estamos aqui? O que é e qual o sentido da vida? Da vontade de descobrir as respostas para estas questões nasceu este blog.

quarta-feira, janeiro 31, 2007

A Matrix e a nossa mente

Segue abaixo mais um post na linha "Matrixiana" com um texto retirado do livro Matrix-BemVindo ao Deserto do Real :

Olhar para a Matrix é olhar para a nossa Mente

Olhar para Matrix é olhar para a nossa mente. Ela está programada para nos dar todas as respostas (mesmo erradas), com uma capacidade gigantesca de criação e autopreservação. Ao mesmo tempo que realiza os nossos desejos, escraviza-nos a eles.

O mundo moderno é fruto da Matrix, tudo a nossa volta nasceu dela (da mente ou Matrix, como preferir), desde a bateria de seu relógio de pulso à nossa língua, à moral, à filosofia e à ciência.

Não vemos o mundo como ele é, mas sim como os nossos sentidos o captam. Uma rosa vermelha é todas as cores, menos o vermelho. Ela absorve as outras cores e reflete o vermelho.

Além disso, tudo o que é captado pelos sentidos é interpretado pela programação do cérebro. Este programa foi criado, de um lado, pela seleção evolutiva natural a todas as espécies e, de outro, por nossas próprias criações. Programas gerando programas, dando origem ao que chamamos de sociedade.

Ao olharmos à nossa volta, veremos um reflexo de nós mesmos, de nossos sonhos e pesadelos materializados, produzidos na Matrix e tornados "reais". Esta realidade virtual é onde vivemos com nossas leis, normas, nossos sinais e tantos outros elementos artificiais criadas pela Matrix.

Este gigantesco Software de gerenciamento é alimentado por cada microprograma, ou seja, nós. Quando "crio algo", insiro um novo programa na Matrix; se esse programa lhe for útil ele é agregado. Um bom exemplo são produtos e marcas que existem há décadas.Mas se eu sou um revolucionário, um terrorista, e crio uma idéia contrária à Matrix(o status quo), sou um vírus. Naturalmente os mecanismos de defesa dela serão lançados contra mim: O antivírus.

Podemos pensar em uma pessoa como Giordano Bruno, que, no século XIV, já acreditava em outros mundos e em vida em outros planetas e punha em xeque todas as concepções da Igreja (concepções oficiais), sendo, desta forma, condenado à morte ou, se preferirmos, deletado.

Fonte:*Livro: Matrix-BemVindo ao Deserto do Real *Autor: William Irwin *Editora:Madras

11 Comments:

  • At quinta-feira, fevereiro 01, 2007 9:32:00 AM, Anonymous Kali said…

    Eu tinha escrito um comentário enorme, mas deu tilt na Matrix e ele não foi publicado, heheheheh.

     
  • At sexta-feira, fevereiro 09, 2007 12:39:00 PM, Blogger H K Merton said…

    Esse assunto é realmente fascinante. Quanto mais o tempo passa, mais fica claro que nossas mentes são capazes de modificar e interagir com o Universo físico. Até que ponto será que vai esta realidade?

    Neo, aproveitando, gostaria de pedir um pequeno favor: Devido a problemas técnicos, o endereço do "Arte das artes" mudou para

    http://www.artedartes.blogspot.com/

    Eu agradeceria se você atualizasse o meu link...

    Abraço!

     
  • At quarta-feira, maio 09, 2007 10:38:00 PM, Blogger Vlad said…

    Grande Neo Cortex. Este livro parece ser de fato muito... interessante.

    Em filosofia, sociologia e outras ciências semelhantes, afirma-se (com razão) que não podemos compreender a realidade de imediato, pois tudo que observamos, nosso cérebro relaciona com algum conceito pré estabelecido.

    Programas criando programas, e alguns alterando ou tentando alterar o status quo... parece que a matrix pode produzir seus próprios virus, ou melhor, parece que ela comete falhas de programação...

     
  • At quarta-feira, maio 30, 2007 10:46:00 AM, Blogger Erika said…

    É impressionante como tudo está interligado né? E os dias de hoje estão trazendo cada vez mais informação, com roupagens diferentes, mas que significam a mesma coisa. Isso tudo combina demais com a Lei da Atração exposta no filme The Secret, mas também com a física quântica e tudo mais... a mente tem um poder que a gente nem imagina...
    Se puder me visita? meu site: http://osegredo.erikafocke.com.br

    Abraços!

     
  • At domingo, outubro 14, 2007 4:15:00 AM, Blogger Alexandre said…

    Boa Noite, caro colega eu estava a procura de uma imagem para o meu blog quando acidentalmente parei aqui, e como ando observando muitos blogs pela blogsfera resolve comentar porque gostei do seu blog, e também propor a parceria de colocar o link do seu blog no meu e vice-versa !!!

    deixo aqui o endereço do meu...

    www.desalienado.blogspot.com
    se quisér entrar em contato meu email e msn é alexandrefavarotatu@gmail.com
    Abraços !!!

     
  • At quarta-feira, novembro 14, 2007 2:35:00 PM, Blogger claudistony said…

    No contexto das aparentes questões absurdas segundo a Lógica Formal Decartiana (talvez a verdadeira Matrix que nos condiciona o pensar, ver e agir), gostaria de deixar uma inquietação que tenho desde a mais tenra idade: mais importante que saber como surgiu o Universo, me parece que é contido em que nasceu o universo. Em outras palavras, posso provocar uma explosão dentro de uma caixa de vidro e ver a fumaça se expandir; em que se espande o Universo?

     
  • At quarta-feira, novembro 21, 2007 11:30:00 AM, Blogger Giuseppe said…

    Ser humano deve ser prioridade!
    Poder para todos! Ficaria honrado se visitassem meu blog e o divulgassem!
    http://vozdasgerais.blogspot.com

     
  • At terça-feira, dezembro 11, 2007 2:42:00 PM, Anonymous Anônimo said…

    Quem é você? Só agora comecei a ler os seus posts, e estou impressionado com os seus textos. Porque não escreve há tanto tempo? de qualquer forma estive a ver textos mais antigos, e gostei muito. Parabéns.
    Eduardo

     
  • At quinta-feira, janeiro 15, 2009 4:20:00 PM, Blogger thales said…

    cara parabens.
    gostei muito do seu blog.
    fique em paz

     
  • At quinta-feira, julho 02, 2009 1:52:00 PM, Anonymous Anônimo said…

    Por que Neo se desespera ao saber a verdade?

     
  • At sábado, junho 02, 2012 12:45:00 AM, Blogger OSTRAS AZUIS said…

    Olá, adorei o seu Blog!

     

Postar um comentário

<< Home